Supertec Informática - Loja de Informática Rio Grande
Quando trocar a Memória RAM do Computador ou Notebook
Quando trocar a Memória RAM do Computador ou Notebook
Compartilhe:

A memória RAM é a responsável pela velocidade no funcionamento do seu sistema operacional, que está também ligada ao desempenho do conjunto do hardware.

Vamos ver nesse post quando é necessário trocar a memória RAM, se vale a pena fazer um Upgrade e os benefícios de um ter uma boa memória RAM no computador ou notebook.

Acompanhe até o final e veja as nossas indicações das melhores memórias disponíveis na nossa loja.

O que é Memória RAM?

A RAM, na nomenclatura em inglês de Random Access Memory, na tradução para português, Memória de Acesso Aleatório.

A memória RAM é um hardware offboard, na maioria dos computadores desktops e onboard em boa parte dos notebooks. Isso significa que no offboard é possível fazer a troca da peça de forma simples, apenas desencaixar do “slot”, já na onboard a peça é atrelada à placa mãe.

Para que serve a Memória RAM?

A memória RAM realiza uma série de processos que o sistema operacional exige, permitindo o acesso aos arquivos armazenados no computador. Por exemplo, ao abrir uma pasta com diversas imagens, caso a mesma demore para carregar significa que a memória está lenta para acessar tais arquivos, se carregar rapidamente significa que a memória RAM é boa suficiente para tal tarefa.

A RAM é diferentemente da memória de armazenamento SSD ou HD, a memória RAM não armazena conteúdos permanentemente. É responsável apenas, no entanto, pela leitura e acesso dos processos e conteúdos quando requeridos.

A memória RAM, além de estar presente nos computadores, é uma peça presente em smartphones e videogames, apresentando um hardware diferente para cada aparelho.

— E aí, está pilhado em comprar um PC GAMER barato, novo, para 2021, confira nossas dicas nesse post.

Quanto de memória RAM eu preciso?

Uma lógica é que, quanto mais memória RAM um computador tem, mais rápido as tarefas são executadas. Ou seja, se o seu hardware é das antigas, talvez seja a hora de fazer um upgrade.

Agora, para saber o quanto de memória você precisa, depende do tipo de trabalho que você realiza no computador.

Por exemplo, a quantidade de tarefas e processos que você executa ao mesmo tempo e também do seu “nível de paciência”, pois às vezes esperar 1 segundo para que uma janela seja aberta, pode parecer uma eternidade.

No geral, sempre queremos que a resposta dos nossos dispositivos sejam instantâneas!

Consumo da memória RAM

O consumo da memória RAM começa desde o momento em que o computador é ligado, e depois, também com todos aplicativos abertos, isso inclui o navegador da internet e suas respectivas abas.

Portanto, se você abrir diversas abas, executar aplicativos tudo ao mesmo tempo, há chances de acabar ficando sem memória suficiente.

Quando isso ocorre, o sistema tenta utilizar a memória virtual, movendo alguns processos para o disco local, deixando o computador mais lento, porém ainda executando as tarefas. Um SSD ajuda a otimizar este processo.

— Saiba as vantagens do SDD.

O que acontece quando falta memória?

A resposta para essa pergunta, é uma frase clássica que você já deve ter escutado: “— Tela azul da morte.”

A falta de memória além de causar lentidão, pode também travar processos, até mesmo travar todo o sistema e vir a aparecer a tela azul de diagnóstico do Windows.

Outro problema na memória RAM que pode acontecer é ao ligar o computador, o sistema não iniciar e ficar apitando (isso, se caso o computador estiver com o pequeno auto-falante na placa mãe que serve para dar alguns sinais, como este da memória).

Todos esses “sintomas” significam que está na hora de trocar de memória, fazer um upgrade ou também uma manutenção preventiva.

— Limpeza no pc, saiba o que fazer: 4 Dicas

Dual Channel

As memórias RAM são parte fundamental no desempenho dos dispositivos e a evolução deste recurso exige cada vez mais funcionalidades. Todavia, aplicando suas capacidades no limite, o Dual Channel é uma delas.

O Dual Channel permite ao chipset ou o processador comunicarem-se com duas vias de memória ao mesmo tempo. No caso, resulta no fornecimento do dobro de largura de dados do barramento.

Especificações de uma memória RAM

Existem três especificações fundamentais da memória RAM:

  • Capacidade: atualmente medida em GigaBytes (GB), indica quantos arquivos temporários podem ser armazenados simultaneamente;
  • Clock de memória ou frequência: medido em Megahertz (MHz), indica a velocidade na qual a memória RAM trabalha nos arquivos temporários;
  • DDR: a sigla em inglês DDR, significa Double-Data-Rate, na tradução em português (Taxa Dupla de Transferência), que é sempre acompanhado de um número, atualmente os mais comuns são 3, 4, que indicam a geração da placa de memória RAM. No caso, quanto maior o DDR e juntamente com a frequência, mais moderna é a peça.

Indicações de Memória RAM Supertec Informática

Quer dar um upgrade no PC? A memória DDR4 de 8GB, com 2666 MHZ da marca WIN MEMORY é a ideal para você deixar sua máquina decolando! Você pode conferir na loja virtual aqui.

MEMORIA DDR4 8GB 2666MHZ WIN MEMORY

Para quem precisa fazer uma troca de memória em um computador com menos exigência, indicamos essa DDR2 de 2GB, com 800 MHZ da KINGSTON. Você pode conferir na loja virtual aqui.

 

MEMORIA DDR2 2GB 800MHZ KINGSTON

 

Para finalizar, quem utiliza notebooks, super indicamos a DDR3L com 4GB, 1600 MHZ da KINGSTON. Você pode conferir na loja virtual aqui.

MEMORIA DDR3L P/ NOTEBOOK 4GB 1600MHZ KINGSTON

E aí, gostou das nossas dicas sobre a memória RAM? Comenta aqui no blog, ou em nossas redes sociais no Instagram ou Facebook e aproveita pra seguir nosso conteúdo por lá.