Supertec Informática - Loja de Informática Rio Grande
Limpeza no pc, saiba o que fazer: 4 Dicas
Limpeza no pc, saiba o que fazer: 4 Dicas
Compartilhe:

Vamos concordar que a limpeza no PC pode se referir tanto ao hardware quanto o software.

Primeiramente a limpeza no PC é uma manutenção necessária para um bom funcionamento da sua máquina, e isso se refere para as duas partes: hardware e software.

Neste post você vai aprender a hora certa de fazer a limpeza no PC da sua casa ou do seu trabalho e quem sabe, até do seu amigo, vizinho, parente…

Limpeza do PC: Hardware

O hardware são os componentes físicos da máquina, são as peças do PC. Em geral os gabinetes possuem diversas aberturas, pois precisam de ventilação para o resfriamento das demais peças.

Dependendo da região que você mora em Rio Grande, o acúmulo de poeira é intenso devido a soma de diversos fatores, como: a pavimentação das ruas, construção civil nas proximidades, local de trabalho do PC, além da cidade de Rio Grande ter um histórico de constantes ventanias por conta da posição geográfica costeira. Todos esses fatores, entre outros, levam muita poeira para dentro das residências ou locais de trabalho.

Com isso, acaba gerando um grande acúmulo de poeira em todos os componentes do PC. Principalmente nos coolers.

Como identificar o acúmulo de poeira no pc?

A forma mais segura e fácil de identificar o acúmulo de pó no PC, é a qual você não precisa abrir o gabinete.

Computadores comuns geralmente possuem um cooler traseiro que suga o ar quente de dentro para fora, e o outro cooler é o da fonte, que geralmente se localiza na parte superior traseira do PC.

Ao identificar o acúmulo de pó na parte externa do gabinete, passe apenas um pano seco e na parte traseira onde encontra-se as conexões utilize um pincel de cerdas macias antiestático.

Enquanto nas aberturas dos coolers, utilize um aspirador de pó.

— Jamais utilize água, ou panos umedecidos para limpar a poeira do seu PC.

Outro ponto importante, é que ao notar um grande acúmulo de poeira nas aberturas do gabinete na parte externa, é provável que haja grandes acúmulos de poeira na parte interna do gabinete. Podendo prejudicar a ventilação dos coolers e do processador, por exemplo.

Como na cidade de Rio Grande, o inverno é muito, mas muito úmido… a poeira acumulada no PC absorve a umidade do ar, causando oxidação nas peças e componentes.

Para sua segurança, a limpeza das peças internas deve ser realizada por profissionais capacitados, que utilizam ferramentas e produtos específicos para remoção da poeira nas peças mais delicadas como a placa mãe, o processador e até mesmo nos slots das memórias.

A equipe da Supertec informática realiza o procedimento de limpeza no PC com a garantia de que ele vai voltar melhor do que antes!

Com a limpeza de hardware realizada no seu PC, o fluxo de ar volta a circular por dentro do gabinete e o resfriamento das peças melhoraram, assim como o desempenho do PC também.

Limpeza do PC: Software

Quando falamos em limpeza do software, significa otimizar o sistema operacional do PC em uso. A maioria esmagadora utiliza alguma versão do Windows, ou você utiliza alguma versão linux? Comenta lá na nossa página do facebook: Qual é o sistema operacional do seu PC?

Uma limpeza no sistema operacional pode ser realizada com algum programa de terceiro, como um dos mais famosos, o CCleaner. Como também, a limpeza pode ser realizada de forma manual diretamente na raiz dos arquivos.

Como identificar se o meu pc precisa de uma limpeza no sistema operacional?

O primeiro sinal e também o mais fácil de perceber é a lentidão. Se toda vez que você abre seu navegador ou algum programa está demorando muito mais do que normalmente levaria para abrir... — É hora de fazer uma limpeza no sistema!

Desinstalar programas antigos e sem uso, excluir arquivos inúteis, além de limpar periodicamente os arquivos temporários são boas práticas de manutenção do seu sistema operacional.

Porém, é comum usuários sem muita experiência excluírem pastas e arquivos errados do sistema operacional nesse processo de limpeza no PC. Muitas vezes ocasionando em bugs e erros no sistema.

Para evitar esse tipo de acidente o pessoal da Supertec Informática manja de todos os sistemas operacionais mais utilizados no mercado e sabem exatamente quais são os arquivos que causam lentidão. Realizando uma limpeza no sistema operacional do seu PC com total segurança.

Outra forma de manter seus arquivos salvos, além de não precisar encher seu PC de tranqueira, é o armazenamento na nuvem. Fazer um backup na nuvem de arquivos importantes é indispensável.

4 Dicas para manter a limpeza do seu PC

  1. Evite deixar o seu gabinete direto em contato com o chão. Mantenha-o em um local arejado e de preferência, a uma certa altura do chão.
  2. Utilize aspirador de pó ou pincel antiestático na parte externa como nos coolers e aberturas. Nota importante: faça a limpeza do PC com o mesmo desligado.
  3. Cubra seu PC com um lençol ou até mesmo capas específicas, sempre que necessitar desligá-lo.
  4. Em periféricos como mouse e teclado você pode aplicar álcool 70% em um papel toalha ou lenço e sanitizá-los.

Limpeza do PC

DICA BÔNUS:

Para uma manutenção periódica e uma limpeza no PC completa, entre em contato com a Supertec Informática em Rio Grande e tenha sempre sua máquina limpa e em pleno funcionamento.