Supertec Informática - Loja de Informática Rio Grande
4 desvantagens de comprar peças usadas para computador
4 desvantagens de comprar peças usadas para computador
Compartilhe:

Tempo de leitura: 5:30 min.

Com a rapidez da evolução tecnológica, principalmente os computadores são indispensáveis e precisam estar atualizados.

Com isso, muitas peças ou “hardwares” são substituídas e boa parte revendida.

Mas comprar peças recondicionadas e usadas, será que vale a pena?

Vamos ver neste post aqui do blog sobre as desvantagens de comprar peças usadas para computadores.

É seguro comprar peças de computador usadas?

A vida útil de um componente eletrônico é muito relativa, quando se trata de hardwares de computadores domésticos pode acontecer alguma falha mesmo que seja novo.

Portanto, comprar peças usadas de computador definitivamente não há segurança nenhuma. Se compararmos com peças novas, existem diversos pontos positivos.

Porém, existem poucas peças de computador que são mais “tranquilas” em comprar usadas, desde que sejam semi-novas e que haja uma garantia quanto a isso.

Cabos de conexão, são peças que dificilmente apresentam problemas e até, podem ser comprados usados, desde que haja uma garantia de que são semi-novos.

Outras peças são as placas de memória RAM, que apresentam boa durabilidade e resistência no manuseio.

De fato é um assunto delicado, pois ainda existem muitos negócios entre peças usadas, mas acompanhe o post até o final para tirar suas próprias conclusões.

Veja abaixo as principais desvantagens de comprar peças usadas:

1 - Não tem garantias

Primeiramente, devemos considerar que todas as peças novas avulsas de um computador compradas em lojas possuem garantias.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor Artigo 26 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990, dispõe sobre a proteção do consumidor o direito de reclamar:

  • Trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;
  • Noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.

Ou seja, se no caso você comprar um SSD em uma loja, por exemplo, dentro do período de 90 dias se estragar é seu direito exigir que os fabricantes lhe entreguem o mesmo produto funcionando perfeitamente.

Agora, seguindo o mesmo exemplo, quando você compra um SSD usado e caso aconteça algum evento interno ou externo e estrague o seu produto. Infelizmente não há a quem recorrer.

Tem uma placa de vídeo apresentando problemas? Descubra os principais motivos aqui neste post do blog.

2 - Compra sem nota fiscal

A nota fiscal é um complemento da dica acima. Sempre que uma peça é comprada em uma loja, exija sua nota fiscal. Pois é com ela que seus direitos estão garantidos.

Realizar uma compra sem nota fiscal, mesmo que o produto seja novo, não há como reclamar para o fabricante, caso o produto venha a estragar.

Entretanto, comprar peças usadas mesmo que seja em uma loja e que lhe forneça nota fiscal. A única garantia que a loja pode oferecer é a da troca do produto por outro equivalente, ou a devolução.

Mas saiba, que muitas vezes essa negociação da troca de produtos usados gera certa resistência por parte dos comerciantes. Algo como: “— Você comprou por sua conta e risco.”

3 - Incerteza sobre a procedência do produto

Na maioria das vezes, as compras de peças para computador usadas são negociadas em marketplaces como no Facebook ou Mercado Livre.

O que acontece quando você compra peças usadas de computador pela internet é que não há procedência do produto. Ou seja, nada garante que o vendedor está falando a verdade.

Todavia, o produto pode ter sido fruto de um roubo, do qual se você comprar estará sendo conivente.

Outro caso, que pode acontecer é de que a peça possa já ter passado por diversas mãos, onde não dá para se ter noção de quanto tempo a peça já foi usada e recondicionada.

Sem contar que, ainda existe o anonimato por trás da internet, pois o perfil que lhe vendeu o produto pode ser um “fake”, impossibilitando ainda mais a reclamação caso o produto já chegue com defeito.

Aumente a vida útil da bateria do seu celular, veja 7 dicas importantes que destacamos aqui neste post.

4 - Maiores chances de estragar

Para finalizar, quando se compra peças de computadores usados, há uma chance enorme de estragar muito mais rápido com o passar do tempo.

Portanto, escolher entre comprar peças usadas e novas, procure sempre a opção de escolher uma loja idônea, com produtos de qualidade e também as garantias, que é direito do consumidor.

Além da nota fiscal, que é a prova comprobatória da sua compra, o que lhe garante todos os seus direitos.

Gostou das nossas dicas? Comenta aqui no blog, ou em nossas redes sociais no Instagram ou Facebook e aproveita pra seguir nosso conteúdo por lá.