Supertec Informática - Loja de Informática Rio Grande
Processador de computador: qual é o mais indicado para você?
Processador de computador: qual é o mais indicado para você?
Compartilhe:

Tempo de leitura: 7 min.

O processador é o principal componente do seu PC, quer saber quais suas funções, especificações e qual é o processador mais indicado para você?

Então, acompanhe este post até o final e veja a lista dos melhores processadores que a Supertec Informática separou para dar aquele upgrade na máquina.

Vamos lá! Você quer um processador para home office ou gamer?

Com mais de um ano de pandemia, você está trabalhando no home office e agora a demanda do serviço aumentou, devido a isso precisa de um computador mais veloz? Ou está querendo montar um PC Gamer para se divertir? Talvez, as duas coisas ao mesmo tempo?

Para entender mais sobre um processador e descobrir qual é o ideal para atender às suas necessidades, veja abaixo quais são as especificações técnicas:

O que é um processador?

CPU

Tecnicamente chamada de Unidade Central de Processamento ou CPU, da sigla em inglês Central Processing Unit, mas popularmente conhecida por apenas processador.

O processador do computador é um chip responsável pela execução de cálculos, aceleração, endereçamento e também por tomar todas as decisões lógicas que basicamente resultam em todas as tarefas do seu computador. Desde as funções mais simples, como abrir uma nova janela, até as mais complexas como criar uma animação 3D.

Por isso o processador é considerado o cérebro do computador.

O processador executa 3 funções básicas: recebe uma entrada de dados, processa estes dados e fornece os mesmos dados de saída.

Por exemplo, quando você digita um texto no seu computador utilizando o teclado, cada letra digitada é um dado de entrada. O processador recebe estes dados, processa eles, e fornece a saída, aparecendo as letras na tela. Sendo que tal operação é executada em frações de segundos.

Tipos de processadores

Não existe só um tipo de processador, algumas características são padrão, porém outras diferentes de acordo com a marca e modelo.

Soquete

É o tipo de conexão física do processador com a placa mãe e responsável pela transmissão de energia ao processador.

O soquete varia também de acordo com a marca e o modelo, que muda de geração para geração e ano de fabricação.

Núcleos ou core

Os núcleos são os principais responsáveis pela velocidade de processamento de dados, quanto mais núcleos tiver o processador melhor o desempenho. Ou seja, mais coisas ou processos ao mesmo tempo serão executados, sem sobrecarregar o computador.

Clock

O clock é responsável por definir a frequência pela qual o processador será capaz de operar, e é medido em hertz Hz, isso indica a quantidade de ciclos que ocorrem em um determinado tempo, neste caso em segundos.

Por exemplo, se o processador possui 2 GHz de clock, ele será capaz de lhe dar 2 bilhões de ciclos por segundos. Ou seja, quanto maior for o clock menor será o tempo de execução e mais rápido será o processamento.

Existe um recurso chamado overclocking, que consiste em aumentar os ciclos de maneira forçada para ganhar desempenho. É claro, que nem precisamos dizer que fazer isso desgasta o processador e reduz a vida útil, como também pode fazer com que queime inesperadamente, devido às altas temperaturas que este procedimento gera.

Cache

Cache é uma memória auxiliar do processador, onde é armazenado os dados mais acessados e que serão processados.

O processador acessa essa memória e executa rapidamente essa ação, pois já está na memória cache. Ou seja, quanto mais cache mais capacidade de armazenamento maior será a velocidade.

Marcas: Intel ou AMD

Existe no mercado disponível basicamente duas grandes marcas de fabricantes de processadores no mundo, a Intel e a AMD.

Portanto, cada marca tem suas especificidades e principalmente quanto à compatibilidade.

Agora que você já sabe o que é soquete, está na hora de entender a diferença entre eles.

Os processadores da marca Intel seguem um padrão de soquetes para cada geração, assim como a AMD segue outro padrão de soquetes para cada geração.

Para ficar atento sobre a marca e a compatibilidade com os outros componentes da máquina, é necessário saber qual modelo de processador a placa mãe suporta, pois o soquete nada mais é do que um desenho de conectores específicos no chip, que precisa encaixar perfeitamente na placa mãe.

Outra coisa que é necessário saber a respeito das memórias RAM, elas trabalham em uma determinada frequência, além do modelo que precisa ser compatível com o processador.

Para finalizar, a placa de vídeo também influencia na compatibilidade, então se o seu computador utiliza um processador AMD, opte por placas de vídeo da AMD. Se for processador Intel opte por uma placa de vídeo da Nvidia.

Processadores com vídeo integrado

A maioria dos processadores atuais já acompanha uma placa de vídeo onboard com um desempenho gráfico de alta qualidade. Onde apenas para quem busca alta performance, acaba necessitando de um upgrade e utilizando uma placa de vídeo offboard.

Quer ter um PC GAMER em barato e novo, confira este post aqui no blog.

Qual processador é o ideal?

Então, para quem está buscando um processador que atenda apenas uma navegação básica, como por exemplo: alguns programinhas em execução multitarefa tipo spotify, excel, navegador e duas telas ao mesmo tempo. Para isto, um processador de 4 núcleos é uma boa recomendação.

Agora, se você curte alta performance no PC, os processadores de 6 núcleos ou mais são os ideias.

A média de preço de processadores que mantém um bom desempenho com os programas atuais, está entre 900 e 1200 Reais. Já os processadores mais top de linha do mercado, podem custar mais de 5 mil reais. Veja abaixo os processadores disponíveis na loja virtual da Supertec Informática e também na loja física em Rio Grande.

Processador Intel Core I3-10100, LGA-1200, 3.6GHz, 6mb da 10ºGer.

Processador Intel Core I3-10100, LGA-1200, 3.6GHz, 6mb da 10ºGer.

O processador Intel da 10º Geração com o soquete LGA-1200, conta com 4 núcleos Core I3. O clock é de 3.6GHz e o cache de memória é de 6MB. Este processador é ideal para computadores que buscam por um desempenho perfeito para um home office, podendo executar diversas tarefas ao mesmo tempo sem se preocupar com lags, travamentos ou a “tela azul da morte”.

Processador Intel Celeron G5905, LGA-1200, 3.5GHz, 4MB

Processador Intel Celeron G5905, LGA-1200, 3.5GHz, 4MB

Para quem busca um computador mais básico, porém ainda atual, a linha de processadores Celeron tem um ótimo custo benefício. Este processador da Intel Celeron G5905, possui o mesmo soquete LGA-1200 e um clock de 3.5GHz, com um cache de 4MB.

Processador AMD A6-7480, FM2, 3.8GHz, 1MB

Processador AMD A6-7480, FM2, 3.8GHz, 1MB.

Ainda na mesma linha de PC básico, este processador da AMD A6-7480, também tem um ótimo custo benefício. Segue o padrão do soquete FM2, com clock de 3.8GHz e cache de 4MB.

Processador Intel Core I5 10400, LGA-1200, 2.9GHZ, 12MB da 10ºGer.

Processador Intel Core I5 10400, LGA-1200, 2.9GHZ, 12MB da 10ºGer.

Finalizamos com um processador de alta performance que é o Intel 10ºGer. Core I5 10400. Com impressionantes 12MB de Cache e 6 núcleos, pode ser o que você estava buscando para agregar um ótimo desempenho tanto para o home office quanto para os games.

Qualquer dúvida na hora de escolher o seu processador, entre em contato com a equipe da Supertec Informática. Acompanhe as redes sociais da Supertec Informática no Instagram, também no Facebook e fique por dentro de mais novidades.

--

Escrito por Saulo Chaplin