Supertec Informática - Loja de Informática Rio Grande
Como evitar o atolamento de papel úmido na impressora e o que fazer quando houver obstrução
Como evitar o atolamento de papel úmido na impressora e o que fazer quando houver obstrução
Compartilhe:

Tempo de leitura: 7 min.

O inverno está chegando e traz junto o clima frio e úmido, com isso, nosso dia a dia muda completamente. Usamos casacos, as roupas lavadas demoram mais para secar na corda, o chuveiro parece que nunca está quente o suficiente, enfim, até chegarmos na impressora.

Sim, como se já não bastasse, o frio e a umidade conseguem atingir até a funcionalidade das impressoras que utilizamos em casa ou no serviço.

O problema mais comum que acontece nesta época do ano é o atolamento de papel devido a umidade.

Portanto, separamos algumas dicas para evitar o atolamento de papel úmido na impressora, como também saber o que fazer quando acontecer o mesmo. Acompanhe abaixo em nosso post, que no final temos uma dica especial.

Atolamento de papel na impressora

 

Atolamento de papel na impressora

 

O atolamento de papel na impressora é um problema de fato, porém comum e que acontece frequentemente. Entretanto, são vários os fatores que ocasionam a obstrução da saída do papel.

Podemos citar o exemplo mais comum é a quantidade de folhas colocadas na bandeja da impressora. Muitas vezes, negligenciando o limite, também para economizar tempo e não precisar repor papel toda hora.

Infelizmente, o excesso de papel pode causar algum tipo de problema na tração, ou seja, na hora que a folha é puxada. Daí, quando percebe-se a impressora está com mais de uma folha ao mesmo tempo.

Esse processo pode fazer com que a impressora pare de trabalhar no início, no meio da impressão, ou dependendo da gravidade se houver mais 3, 4 folhas puxadas ao mesmo tempo, é possível ainda que estrague algum componente.

Caso isso aconteça, calma. Fica aqui no blog que já vamos chegar nas dicas de qual o procedimento para desobstruir sua impressora.

Umidade e impressora: o que tem haver?

Primeiramente, todo local que apresenta muita umidade não é apropriado para eletrônicos. Mas, algumas construções acabam sofrendo mais com essa questão da umidade.

Agora, o grande problema são as folhas utilizadas para impressão. Como e onde elas estão armazenadas?

Por mais correto que as folhas estejam dispostas na bandeja de alimentação da impressora, o fato de estarem úmidas faz com que fiquem praticamente coladas umas nas outras.

Como evitar o atolamento de papel úmido na impressora e o que fazer quando houver obstrução:

Geralmente compramos um pacote fechado para impressão, com 100 ou 500 folhas A4, variando dependendo da necessidade. Fato é, que sempre compramos um pacote fechado, por ser mais barato e prático, afinal ninguém vai na papelaria só para comprar folhas por unidade, toda vez que precisa imprimir algo.

Portanto, mantenha as folhas armazenadas em um local seco e arejado. Longe de umidade.

Reponha na impressora somente o número de papéis que serão utilizados para impressão. Se caso for uma impressora de uso comum no trabalho, não exceda a quantidade máxima de folhas estabelecida pelo fabricante.

Ao repôr as folhas na bandeja da impressora, tente ventilá-las, para que se soltem umas das outras.

Não exponha as folhas ao sol, pois isso pode amarela-las ou também piorar a situação das folhas grudadas.

Verifique se os delimitadores, que são aqueles guias deslizantes que auxiliam na tração do papel, estão ajustados corretamente para o tipo de papel utilizado. Perceba que os mesmos não devem estar nem apertados e nem frouxos.

Os pequenos roletes que tracionam o papel, também podem acumular poeira e fibra de papel, dependendo da frequência que você utiliza a impressora, como também a forma de armazená-la, podem trazer problemas.

O acúmulo de “coisas” nos roletes, aliada à umidade acaba criando uma espécie de massaroca, prejudicando componentes. Como no caso dos roletes, resultando em uma impressão torta e às vezes até no atolamento de uma única folha de papel.

Você pode tentar mantê-los sempre limpos, utilizando um cotonete úmido com álcool isopropílico, assim evitando que as folhas sejam tracionadas de maneira desigual.

Mas se caso o atolamento for frequente, pode ter alguma coisa haver com o desgaste dos roletes de tração ou da sujeira. Portanto, fique ligado, pois pode acontecer de ter que trocar algum rolete, para isso é necessário um técnico especializado.

Se ocorrer do papel enrolar junto ao rolo pressor, jamais tente tirar. Pois este é mais um caso que só um técnico poderá te ajudar.

Contudo, as impressoras são equipamentos eletrônicos muito sensíveis e frágeis, sendo preciso muito cuidado para manipulá-las.

Se você não tiver certeza do que está fazendo, procure uma assistência técnica especializada, como a Supertec Informática.

Quer saber mais sobre manutenção preventiva da impressora e quando fazer? Veja este post aqui no nosso blog.

O que fazer quando ocorrer um atolamento

Agora, segue as dicas abaixo quando ocorrer uma obstrução na impressora, saiba o que fazer:

  • Desligue a impressora
  • Abra a tampa de saída do papel, que segue um mesmo padrão para todas as impressoras. Caso haja necessidade, retire o cartucho de tinta.
  • Segure firme (mas com cuidado) o papel preso e puxe-o lentamente, para não rasgá-lo.
  • Certifique-se de que foram removidas todas folhas presas.
  • Feche a tampa de saída de papel, depois, ligue a impressora, coloque a quantidade de papel suficiente e tente imprimir novamente.

Dica Bônus

Nossa dica bônus é especialmente para você que procura por praticidade e não tem pra onde fugir dessa umidade toda. Então, confira agora o desumidificador de papel Menno, que vai acabar de uma vez por todas o problema de papel grudado por causa da umidade.

O desumidificador de papel Menno, tem capacidade para até 600 folhas de 75 gr. e suporta diversos formatos como: Carta, A4, Ofício 9 e Ofício 2.

Possui um termostato regulador de temperatura, garantindo sempre que as folhas permaneçam secas, soltas e sem umidade.

Além disso, o desumidificador de papel Menno possui um baixíssimo consumo de energia e por conta disso, é bivolt.

Este desumidificador de papel é o que você estava precisando! Confira este produto na loja virtual da Supertec Informática, ou também a pronta entrega na loja de Rio Grande - RS.

 

desumidificador de papel

 

Gostou das nossas dicas? Agora você não vai mais se irritar com os problemas causados pela folhas úmidas na impressora.

Acompanhe as redes sociais da Supertec Informática no Instagram e também no Facebook e fique por dentro de mais novidades.

--

Escrito por Saulo Chaplin