Supertec Informática - Loja de Informática Rio Grande
Manutenção Preventiva da Impressora: Quando fazer?
Manutenção Preventiva da Impressora: Quando fazer?
Compartilhe:

Tempo de leitura: 5 min.

Com qual frequência você usa a impressora em casa ou no trabalho? Ainda quando está funcionando, tudo Ok. Mas saiba que a manutenção preventiva da impressora é muito importante para um bom desempenho da impressão.

Usar uma impressora nos dias de hoje, às vezes, parece coisa do passado, afinal de contas, o uso do papel está cada vez mais sendo substituído por funções digitais. Mas mesmo assim, algumas vezes precisamos imprimir algum boleto, documento, entre outras coisas.

O fato de usarmos cada vez menos a impressora, tanto em casa como no trabalho, faz com que ela fique parada em um canto esquecido e só ligamos quando precisamos.

As impressoras no geral possuem um sistema complexo, são diversos componentes delicados, como chip, cabos e partes mecânicas, que precisam funcionar bem para manter a qualidade da impressão.

Como já sabemos, qualquer dispositivo eletrônico ou mecânico que funciona perfeitamente, precisa de manutenção, revisão e, às vezes, até um determinado reparo, mesmo que esteja funcionando bem. Isso, além de evitar problemas futuros, mantém o desempenho e prolonga a vida útil.

Para garantir que qualquer impressora mantenha seu potencial, a melhor forma é realizar uma Manutenção Preventiva da Impressora.

Como cuidar de uma Impressora?

Manutenção Preventiva da Impressora

 

Não há segredo, os cuidados com aparelhos eletrônicos seguem sempre o mesmo padrão. Como por exemplo, manter fora de locais úmidos, evitar o acúmulo de poeira e usar com frequência.

Aparelhos eletrônicos, assim como as impressoras, são desenvolvidos para estarem sempre prontos para operar.

Qual a importância da manutenção preventiva da impressora?

A manutenção preventiva da impressora, pode evitar problemas futuros com o equipamento, por mais simples que seja o procedimento.

Abaixo, listamos algumas dicas e orientações para que a sua impressora, seja ela com tecnologia laser ou jato de tinta, sempre funcione sem apresentar problemas.

1 - Ligar e desligar

Um caso muito comum para usuários domésticos, é ligar a impressora apenas para imprimir uma folha e logo depois desligá-la.

Evite ligar e desligar a impressora várias vezes ao dia, pois isso geralmente danifica os cartuchos.

Mantenha a impressora ligada sempre que for utilizar em um intervalo de tempo útil, desligue sempre que você tiver certeza que não precisará imprimir mais nada.

2 - ON/OFF

ON/OFF

 

Sempre utilize o botão de desligar da impressora. Jamais puxe direto da tomada ou desconecte o cabo de força com a impressora ligada e especialmente em funcionamento.

Em casos de algum sinistro como: falta de luz ou algum acidente envolvendo o cabo de força. Dificilmente danifica, mas é possível, principalmente quando há uma parada repentina durante a utilização.

3 - Retirando o cartucho

Essa parte é delicada, levando em consideração que as impressoras mais modernas transformaram essa função um pouco mais fácil. Mas caso a sua impressora for mais antiga, todo cuidado é pouco.

4 - Não deixe parada

Use a impressora pelo menos uma vez por semana, caso não tenha nada de útil para imprimir, realize pelo menos, uma calibragem. Pois, quando fica por muito tempo parada, a falta de uso de uma impressora pode ocasionar diversos problemas.

5 - Papel

Quem nunca passou raiva com o papel travando a impressão? Geralmente isso ocorre quando o compartimento do papel fica abarrotado.

O ideal é você ou manter um número razoável de folhas durante o uso, ou até mesmo contar o número necessário para impressão.

6 - Limpeza

Se você não tem o costume de colocar uma capa em cima da impressora, quando não está em uso.

Considere remover o acúmulo de pó na área externa da impressora e na parte interna se você não souber, não limpe, deixe para um técnico realizar o procedimento correto.

7 - Assistência Técnica

Manutenção Preventiva da Impressora: Quando fazer?

 

Sempre que sua impressora estiver com acúmulo de pó na área interna, apresentando ruídos e barulhos estranhos, falhas na impressão ou excesso de tinta, entre outro eventual problema que venha acontecer. Procure uma assistência técnica.

A Supertec Informática trabalha com a assistência técnica de impressoras e também realiza Manutenção Preventiva. Entre em contato e faça um orçamento, a equipe especializada da Supertec deixará sua impressora limpa, lubrificada e calibrada.

Gostou das nossas dicas? Agora você não vai mais se irritar com os problemas causados pela falta de manutenção preventiva da impressora.

Acompanhe as redes sociais da Supertec Informática no Instagram e também no Facebook  e fique por dentro de mais novidades.

 

--

Escrito por Saulo Chaplin
Imagens do pixabay.com