Supertec Informática - Loja de Informática Rio Grande
Aterramento residencial, por que é necessário?
Aterramento residencial, por que é necessário?
Compartilhe:

Tempo de leitura: 7 min.

No post de hoje vamos falar sobre a importância do aterramento residencial, um recurso que muitas vezes é negligenciado e muitas pessoas não entendem para que serve.

O sistema elétrico de aterramento residencial é fundamental, obrigatório e deve ser instalado em residências, prédios ou indústrias. Previsto pela Lei nº 11.337, de 26 de Julho de 2006.

Vamos explicar aqui, porquê é necessário ter um aterramento residencial e quais as consequências de não possuir um sistema.

Acompanhe até o final, pois separamos uma dica especial e que pode salvar seu computador, PC Gamer, ou qualquer outro eletrodoméstico, em caso de uma descarga elétrica.

O que é Aterramento Residencial?

O aterramento elétrico é um padrão de segurança, contra uma falha no isolamento, tem como objetivo proteger e assegurar, através do contato humano em eletrônicos, carcaças metálicas e na residência em geral.

Quando falamos sobre aterramento residencial, significa que estamos colocando a instalação da fiação, tomadas e equipamentos sobre o mesmo potencial, ou seja, de modo que a diferença desse potencial elétrico entre a terra e o equipamento, seja zero ou nulo.

Um ótimo exemplo, é a geladeira ou a máquina de lavar, que possuem uma carcaça de metal com pés emborrachados, sendo assim, a eletricidade percorre por dentro e por fora do eletrodoméstico.

Se por algum evento, a corrente elétrica entrar em contato com o chassi, os pés de borracha tendem a impedir que a eletricidade vá para o solo. Porém, o perigo está na condução da corrente que será transmitida para a primeira pessoa que tocar na geladeira, sendo assim, tomando um choque.

Para piorar o cenário, se o mesmo estiver de pés descalços em contato com o chão, a descarga é ainda maior.

Isso acontece devido a existência da diferença de potencial elétrico entre a pessoa e o equipamento, ocasionando o choque ou descarga elétrica, que muitas vezes pode ser fatal.

Para que serve o Aterramento elétrico?

De modo geral, o aterramento elétrico possuem três funções basicamente:

1 - Contribuir para um bom funcionamento dos dispositivos de proteção:

  • Disjuntores;
  • Fusíveis;
  • Interruptor Diferencial Residual (IDR);
  • Dispositivos de Proteção Contra Surtos (DPS).

Estes recursos de segurança, atuam em momentos exatos, minimizando os riscos de acidentes mais graves.

2 - Proteção contra descargas atmosféricas

Raios e tempestades.

Descarga elétrica

3 - Descarregar o acúmulo de cargas eletrostáticas

Carcaças metálicas de máquinas e equipamentos elétricos em geral.

— Vale destacar que, nesses casos a importância de uma boa execução do sistema de aterramento, irá garantir a segurança e a integridade física das pessoas e animais, evitando o risco de choques elétricos.

Dicas de como fazer um aterramento

Ainda existem profissionais que possuem dúvidas de como fazer um aterramento correto, portanto, separamos as principais dicas para um bom aterramento residencial.

Primeiramente, mesmo que você esteja obtendo este conhecimento sobre o assunto, é importante ressaltar que, se sua casa ainda não tem um sistema de aterramento, contrate um profissional capacitado para realizar o serviço. Ao realizar o pagamento da prestação do serviço, exija sua nota fiscal e a garantia.

De acordo com a norma NBR 5410 existem diversos tipos de sistemas de aterramento, porém os principais e mais utilizados são:

  • Esquema TN
  • Esquema TT
  • Esquema IT
  • Sistema TN-S
  • Sistema TN-C
  • Sistema TN-C-S

Conhecer cada um deles é essencial para qualquer profissional da área, sendo assim, sabendo escolher e realizar a melhor opção de acordo com as instalações elétricas.

Para fazer um bom aterramento, não basta cavar um buraco no chão e enfiar uma haste de cobre de qualquer maneira, com uma conexão de fio aleatório até o Quadro de Distribuição de Circuitos (QDC).

É muito importante seguir as normas, utilizando materiais e ferramentas corretas, sendo assim, garantindo um excelente aterramento elétrico. Veja abaixo a lista dos principais itens para o processo:

  • Haste de cobre: de fato é a principal peça e que tem a finalidade de escoar as cargas elétricas para o solo, pois oferece uma baixa impedância.
  • Caixa de inspeção elétrica: tem a função de garantir a passagem, derivação e acessos às redes elétricas. Além de sua estrutura proporcionar maior durabilidade à instalação.
  • Conectores e condutores da malha de aterramento: são diversos materiais necessários para realizar as conexões entre o condutor da malha e as hastes de aterramento, além dos equipamentos e partes metálicas não enterradas.

— É importante lembrar que os condutores possuem cores e bitolas específicas, de acordo com a NBR 5410.

Como saber se meu aterramento residencial funciona?

Como saber se o aterramento foi realizado corretamente e se será eficiente? O ideal é utilizar um terrômetro que, segundo a norma NBR 5410, não especifica exatamente qual deve ser o valor da impedância do aterramento, porém é recomendado que este valor deve ser o mais próximo possível de zero.

 

Esperamos ter ajudado sobre o aterramento elétrico! Se ainda tiver alguma dúvida ou saber mais sobre este assunto, deixe nos comentários das nossas redes sociais Facebook ou Instagram!

Ficou aqui até o final? Então como prometido, separamos essa dica super especial para você ficar despreocupado e livre dos problemas elétricos.

A tomada do meu Computador, PC Gamer, precisa de aterramento?

Em projetos recentes de construção civil, como prédios e casas, geralmente as tomadas já são projetadas para acomodar o plugue com três pinos. O que significa, uma maior garantia dos equipamentos elétricos ligados às tomadas.

O tal do terceiro pino, que é o do meio, é conectado ao aterramento elétrico, garantindo que cada item ligado a uma tomada elétrica possa ser conectado ao aterramento.

Agora, para aumentar ainda mais a segurança elétrica do seu computador, recomendamos a utilização de um dispositivo protetor anti-raio TS, que vem com 4 tomadas.

Este recurso foi projetado com alta tecnologia e protege de forma eficaz contra surtos de tensão, provenientes da rede elétrica tais como: raios ou descargas elétricas, picos de tensão, curtos circuitos, além de proteger também o ponto de energia, ou seja, a tomada, contra a sobrecarga de equipamentos.

Você pode comprar o seu protetor anti-raio TS SHARA 10A com 4 tomadas na loja online da Supertec Informática, ou ir diretamente na nossa loja física e ainda conta com um excelente atendimento, e claro, um bom cafezinho de cortesia.

PROTETOR ANTI-RAIO TS SHARA 10A 4 TOMADAS

 

 

*Fontes consultadas para este artigo:

Consultoria com um técnico qualificado na área.

https://www.feis.unesp.br/Home/departamentos/engenhariaeletrica/aterramento.pdf

Escrito por Saulo Chaplin