Supertec Informática - Loja de Informática Rio Grande
7 dicas para cuidar da bateria do celular
7 dicas para cuidar da bateria do celular
Compartilhe:

Tempo de leitura: 8 min.

O que você faz quando está em um shopping e acaba a bateria do celular, ainda bem na hora que chamava um transporte por aplicativo?

Para que isso não aconteça, separamos as causas mais comuns que reduzem a vida útil da bateria do celular.

Então, não fique mais frustrado ao ver a barra de energia do celular se esgotar mais rápido do que o seu passeio. É só seguir as 7 dicas aqui do post e depois comentar lá nas nossas redes sociais contando o seu resultado.

Sobre as dicas de como cuidar a bateria do celular que vamos abordar aqui, são válidas apenas para celulares mais recentes com baterias de íon de lítio. As baterias antigas, já estão sendo descontinuadas e fora do mercado.

Mas, alguns mitos ainda seguem nos dias de hoje, sendo o mais clássico a bateria do celular viciada.

Outro problema recorrente é o estufamento na bateria do celular, que ocorre devido ao superaquecimento.

Além de outros casos como explosão da bateria, ainda que raros e isolados, às vezes acontecem na maior parte devido a descuidos básicos.

Vamos às dicas:

Celular com cabo desconectado

#PraCegoVer: imagem de um celular em cima da mesa com o cabo do carregador desconectado. Foto ilustrativa, fonte: pixabay.com.

1 - Original de fábrica

Quando o carregador original estraga ou simplesmente perdemos ele, não temos opções.

No entanto, é um pouco mais caro comprar um novo carregador original, mas os benefícios são muitos no longo prazo. Então, não substitua por outro carregador genérico. Procure uma loja que ofereça garantia de um produto original de fábrica e da sua nota fiscal.

Sobre os carregadores originais, eles são compatíveis com a marca e modelo. Essa compatibilidade tem a ver com a corrente padrão da voltagem e amperagem. Por isso são ideais para o aparelho celular, desenvolvidos especificamente para manter a integridade da bateria a longo prazo.

Já um carregador que não seja original, apesar de cumprir com o seu papel, pode apresentar diferentes padrões de amperagem, por exemplo, ocasionando superaquecimento na bateria enquanto carrega. Utilizar um carregador genérico uma vez ou outra, para “quebrar um galho” em algum lugar pode não trazer consequências. Mas a nossa recomendação é que você sempre utilize um carregador original.

2 - Carregamento nem zero, nem 100

A recomendação dos fabricantes é que você evite deixar seu celular descarregar por completo. Não deixe tornar um hábito esperar zerar a bateria para começar a carregar.

Semelhantemente, é importante também remover da carga quando chegar a 100%. Muitas vezes colocamos o celular para carregar durante a noite enquanto dormimos, isso faz com que a bateria fique por muito tempo recebendo corrente de energia desnecessariamente.

Então, deixar a bateria zerar ou carregar em excesso, são dois extremos que causam estresse na bateria reduzindo a vida útil.

Descanso

Quando o celular estiver carregando, evite mexer durante o tempo de carregamento.

No momento em que o celular carrega, a bateria aquece devido a corrente que está alimentando o celular. Deixar o celular descansando no momento em que carrega é o melhor procedimento a ser feito.

Enquanto carrega, evite conectar fones de ouvido e também utilizar aplicativos que exijam muito da capacidade do celular como jogos ou vídeos.

3 - Ativar modo de economia da bateria

Todos os sistemas para dispositivos móveis, tanto o Android quanto iOS da Apple, oferecem diferentes níveis para a regulagem de economia da bateria.

Em sistemas Androids, o modo de energia “Otimizado” oferece um equilíbrio recomendado de desempenho, sendo adaptável e definido automaticamente com base nos seus padrões de uso.

Já o modo “Economia média de energia”, prolonga a duração da bateria limitando algumas funções.

Enquanto o modo de “Economia máxima de energia”, além de limitar algumas funções, diminui o uso de memória e processamento como também o brilho da tela.

Em sistemas iOS para iPhones, nas configurações da bateria, você pode monitorar a saúde da bateria para aumentar momentaneamente em algumas horas a durabilidade, é possível ligar o modo de Pouca Energia, que faz reduzir temporariamente as atividades em segundo plano.

Ainda assim, a recomendação dos fabricantes é de nunca deixar o celular o tempo todo em modo de economia.

4 - Diminuir o brilho da tela

O brilho da tela quanto mais brilhante for, maior o consumo de bateria. Hoje em dia muitos aparelhos possuem sensores que ajustam o brilho do display de acordo com a luminosidade do ambiente como também os sistemas já são capazes de compreenderem o nível que mais agrada ao usuário. A nossa recomendação é que você tenha a autonomia para ajudar, sendo o ideal desabilitar o recurso e ajustar a intensidade manualmente.

Papel de parede

Utilizar papel de parede com animações consome uma quantidade extra de recursos como a memória e o processador, com isso acaba gastando mais bateria.

Outra dica é manter as interfaces do sistema operacional com cores escuras, aplicar um papel de parede escuro, ou até mesmo 100% preto, é o ideal para economizar no brilho da tela.

5 - Vibracall

O recurso de vibração é uma maneira muito eficiente para perceber a chamada quando o celular está no silencioso ou no bolso.

Novamente, existem diferentes níveis de vibrações para as chamadas assim como para as notificações.

Se você é uma pessoa que costuma receber muitas ligações por dia, diminua a intensidade da vibração, pois no momento da chamada o vibracall consome muita energia da bateria.

6 - Conexões de rede

As conexões de redes são todas aquelas que é possível se conectar com a internet, com algum dispositivo e também com serviços de localização.

Começando com o GPS, ative apenas quando necessário. Pois com o GPS ativo, o sistema estará sempre enviando pacotes de dados para detectar suas coordenadas.

Bluetooth, este recurso para quem utiliza gadgets como fones de ouvido sem fio, caixa de som, câmera, etc… é muito útil, porém consome muita energia da bateria. Então tenha o hábito de desativá-lo sempre que não estiver usando.

Dados móveis e wi-fi também são outros vilões no consumo de bateria, se você está em algum local com wi-fi considere desativar os dados móveis, e vice-versa, se você estiver usando os dados móveis, desative o sinal de wi-fi.

7- Exposição ao calor e frio excessivos

A exposição ao frio ou calor excessivos, podem prejudicar todo o funcionamento do aparelho.

Tenha atenção redobrada ao deixar seu celular exposto diretamente ao sol, principalmente no painel do carro ou em outras fontes de calor por longos períodos. Isso pode gerar um superaquecimento da bateria causando uma pane no sistema do celular, podendo até queimar o processador, entre outros circuitos.

Assim como, evite expor o celular em temperaturas baixas extremas. Se caso você viajar para algum país que faça muito frio, como por exemplo -20º, não deixe o celular exposto ao ar livre por muito tempo, pois o frio também pode causar uma pane no sistema.

Como cuidar da bateria do celular?

Juntando todas as nossas dicas e mantendo os bons hábitos, a bateria do seu celular vai ter uma vida útil maior e vai durar mais tempo, com o passar dos anos, o celular pode apresentar alguns sinais de desgaste.

Com isso, a Supertec Informática em Rio Grande - RS, pode te ajudar fazendo uma limpeza geral no celular ou também, a troca completa frontal e a troca do touch, entre em contato e faça o orçamento via whatsapp agora.

Gostou das nossas dicas? Veja também nosso post sobre 5 cuidados básicos com o celular.