Supertec Informática - Loja de Informática Rio Grande
4 dicas de como proceder na primeira utilização da bateria de íons de Lítio para notebook
4 dicas de como proceder na primeira utilização da bateria de íons de Lítio para notebook
Compartilhe:

Uma dúvida frequente de quando compramos uma nova bateria para o notebook, é de como proceder na primeira utilização.

Os problemas mais comuns em notebook, estão relacionados a bateria, devido a sua vida útil, mas também existem outros fatores que podem influenciar.

Neste artigo, separamos 4 dicas para o manuseio correto de uma bateria nova de íons de Lítio. Confira abaixo:

1 - Realizando a calibragem

A primeira dica é sobre o processo de calibragem que serve para nivelar as células da bateria, garantindo assim uma melhor performance e desempenho do equipamento.

A calibragem consiste em carregar a bateria 100% e, logo em seguida, descarregá-la até 0%. Depois disso, tornar a carregar a bateria novamente.

Muito importante, este processo deve ser repetido três vezes na primeira utilização.

Lembrando que não recomendamos realizar este procedimento de forma rotineira, pois ele pode aumentar o nível de desgaste da sua bateria.

Uma recomendação é realizar o procedimento novamente, caso o produto apresente falhas de funcionamento.

2 - Evite que a carga seja zerada

Evite descarregar a bateria até que o notebook desligue, pois cada vez que uma bateria de íon de Lítio é descarregada completamente ela perde 1 ciclo de vida. Uma bateria nova pode possuir em média de 300 a 400 ciclos de carregamento.

Para não perder ciclos de bateria, sempre que possível, mantenha a bateria com a energia entre 30% e 80% de carga, ou seja, quando a bateria estiver com aproximadamente 30%, coloque-a para carregar. Assim que ela atingir os 80% você poderá desconectar e deixá-la até atingir 30%. Dessa forma você evitará que ela perca um ciclo completo, aumentando a vida útil da bateria.

Vale ressaltar, que quando uma bateria atinge o nível máximo de carga, ocorre o aquecimento interno das células, que podem chegar a aproximadamente 45 °C, sendo a temperatura um dos principais fatores na diminuição da vida útil da bateria. Portanto, não deixe o notebook carregando a noite toda.

3 - Evite altas temperaturas

Expor a bateria a altas temperaturas é algo arriscado, pois a temperatura recomendada é entre 15 °C e 20 °C, e nunca abaixo de 5 °C.

Não deixe o notebook com a bateria dentro de um carro fechado em um dia de muito calor. Isto pode reduzir consideravelmente a vida útil da bateria.

4 - Falta de uso

Às vezes, por motivos diversos podemos ficar sem utilizar o notebook, são inúmeros fatores que podem ser, por exemplo: viagens, férias, falta de tempo…

Caso o notebook não seja usado por mais de uma semana, realize os seguintes procedimentos:

Efetue o carregamento da bateria até 60% de carga;

Retire a bateria em um lugar cuja temperatura não exceda 25 °C;

O recomendado é colocá-la dentro de um plástico anti-estático (não energizado) e lacrar a embalagem para que não entre poeira nos contatos da bateria.

Caso o notebook não seja mais usado e esteja parado para venda, ou troca. Faça cargas periódicas, ligando-o de vez em quando e repetindo os passos acima para o armazenamento.

Agora que você já sabe as 4 principais dicas para utilizar e aumentar a vida útil da sua bateria. Veja abaixo, o quão importante é a sua consciência e responsabilidade no momento em que você adquire um produto como uma bateria de íons de Lítio para notebook.

Se caso você precise adquirir uma nova bateria, confira na loja virtual da Supertec Informática aqui.

Cuidados importantes

Há risco de incêndio se a bateria ou células forem batidas ou danificadas.

A bateria deve ficar a uma temperatura inferior a 50 °C. Haverá risco de explosão ou incêndio caso a temperatura for superior a 60 °C.

Em caso de quedas, acidentes ou danificações do invólucro é aconselhável enviar a bateria ao revendedor/distribuidor para análise, pois danos internos podem gerar risco de incêndio ou explosão.

Não abra o invólucro plástico que faz parte do corpo da bateria e não toque no eletrólito se houver dano e vazamento do mesmo.

O modelo da bateria deve ser compatível com o equipamento. Não tente substituir por um modelo não compatível, o mesmo pode ocasionar explosão ou incêndio. Procure uma assistência técnica qualificada para saber qual é a bateria correta para o seu notebook.

Recarregue a bateria em locais ventilados, preferencialmente em temperatura ambiente de até 25 °C, pois é no momento da recarga que a fonte e a bateria apresentam pico de aquecimento. Para garantir um bom resfriamento do seu notebook, veja as bases com coolers aqui na nossa loja.

Não jogue baterias velhas no lixo comum, doméstico. Descarte em lixo seletivo conforme recomendações descritas abaixo.

Veja também 7 dicas para cuidar da bateria do celular.

Descarte e Reciclagem, faça sua parte

Baterias descartadas de forma incorreta podem gerar danos à saúde e ao meio ambiente.

Realize o descarte correto da sua bateria usada. Procure um programa de coleta deste tipo de material mais próximo de sua região para que seja feita a destinação e reciclagem ou, se preferir, venha até a loja da Supertec Informática e descarte aqui.

Atenção: Proibido!

Conforme resolução do Ministério do Meio ambiente, ficam proibidas as seguintes formas de destinação final das baterias usadas:

Lançamento “in natura” a céu aberto, tanto em áreas urbanas como rurais;

Queima a céu aberto ou em recipientes, instalações ou equipamento não adequados, conforme a legislação vigente;

Lançamentos em cursos d’água, praias, manguezais, terrenos baldios, poços ou cacimbas, cavidades subterrâneas, redes de drenagem de água pluviais, esgotos, eletricidade ou telefone ou em áreas sujeitas à inundação.

Garantia

Em geral, em uma compra você tem a garantia da loja e do fabricante, com apresentação da nota fiscal, é claro. Mas fica esperto para não cometer nenhuma gafe e perder a garantia do produto, veja abaixo:

  • Manutenção imprópria ou inadequada; — Este é um clássico caso de quando a bateria não é compatível com o notebook.
  • Modificação não autorizada;
  • Danos decorrentes do transporte ou embalagem inadequada;
  • Danos decorrentes de fatores incontroláveis como natureza, guerras ou conturbações civis.

--

Esperamos ter ajudado com nossas dicas, sempre que ficar com dúvida entre em contato direto com nosso whatsapp ou nas redes sociais no Facebook ou Instagram.