Supertec Informática - Loja de Informática Rio Grande
Como saber se a minha placa de vídeo está com problema?
Como saber se a minha placa de vídeo está com problema?
Compartilhe:

Tempo de leitura: 9 min.

 

Quando falamos de hardware para computador a placa de vídeo é a queridinha da galera, podendo ser facilmente a peça mais cara.

Atualmente devido a mineração de Criptomoedas, as placas de vídeo estão passando por um momento de supervalorização, mas ainda é possível encontrar alguns modelos com preços acessíveis. 

As placas de vídeo também chamadas de GPU “Graphics Processing Unit”, ou na tradução em português, Unidade de Processamento Gráfico, são hardwares que de uma hora para outra podem parar de funcionar, assim como qualquer outro componente eletrônico. Não é algo muito comum ou normal, mas pode acontecer algum eventual sinistro.

Neste post vamos apresentar as causas mais frequentes que podem resultar em problemas e o que você pode fazer para evitar, ou ter a possibilidade de conserto. Vale observar, que as dicas são para qualquer modelo ou marca, como AMD ou NVIDIA.

 

Como detectar um problema na placa de vídeo?

Placa de vídeo 

Placas de vídeo, assim como qualquer outro hardware do seu computador, possuem um ciclo de vida útil e podem apresentar algum tipo de problema ao longo do tempo. Ainda que possam parar de funcionar de forma súbita, você pode perceber algumas características que indicam um possível problema.

Antes de mais nada, precisamos esclarecer que o fator “azar” existe, pois é possível que uma peça nova venha a apresentar problemas, causando transtorno e burocracias para troca, se caso ela estiver na garantia. Sabendo isso, seguimos com as causas de falhas mais comuns, veja abaixo:

 

1 - Imagem com travamentos

 

Um indício perceptível na imagem são as travadas e engasgadas, termo muito conhecido tecnicamente em inglês como “stuttering”. Isso acontece com mais frequência enquanto rodamos algum game ou processamentos gráficos.

Vale lembrar, que isso não é uma característica isolada, pois pode não estar relacionado diretamente à placa de vídeo, podendo ser problemas do HD, memória RAM ou também algum tipo de malware que pode estar causando o stuttering.

A solução para esse problema pode ser feita em etapas, primeiramente realize uma verificação com antivírus no seu sistema operacional. Dependendo do caso se você estiver utilizando um HD faça uma desfragmentação do disco. 

E por último, as memórias, porém se você não manjar como abrir o PC e removê-las para realizar uma limpeza, procure a nossa assistência técnica da Supertec Informática.  

 

2 - Artefatos

 

Artefatos é quando a GPU apresenta imagens com interferências, linhas horizontais e verticais multicoloridas, além de outras deformidades gráficas aleatórias.

Novamente, esse problema pode ter também relação com o monitor, cabos HDMI ou VGA. Portanto realize testes com seu monitor em outro PC, substitua os cabos, se o problema persistir pode ser sim a placa de vídeo apresentando sinais de defeito.

A causa tem ligação com drivers do sistema operacional, ou algum fator externo como algum contato obstruído.

 

3 - Ruído excessivo e calor

 

Talvez um dos mais comuns dos problemas e que você precisa prestar atenção, é quando um ou mais coolers dependendo da sua placa de vídeo, está fazendo muito barulho ou girando em  altos RPM, mesmo durante uma atividade de baixo estresse, como por exemplo navegar na Internet. Muitas vezes ocasionando elevação da temperatura da GPU.

As causas podem ser diversas, porém o acúmulo de poeira é o fator principal para que o cooler apresente barulho. A solução é realizar uma limpeza periódica para remoção da poeira, por ser uma peça delicada, faça isso com a assistência técnica da Supertec Informática que utiliza equipamentos específicos, além de profissionais experientes.

 

4 - Tela azul da morte

 

A tela azul é um erro específico do sistema operacional Windows. O termo “tela azul da morte” é um tanto cômico, mas também muito conhecido por qualquer usuário do Microsoft Windows.

A clássica tela azul, está presente desde a versão Windows 95, e é considerado um sinal grave, por estar associada a algum tipo de colapso dos hardwares. O problema aparece com códigos da origem do erro, que podem ajudar a encontrar o problema de origem na placa de vídeo

Se o erro da tela azul da morte estiver acontecendo com frequência, fique esperto, pois algo mais sinistro pode acontecer. Mas você pode ficar tranquilo se o erro acontecer uma vez ou outra, pode significar algum caso isolado ou até mesmo algum bug do sistema operacional.

 

Causas gerais de problemas

 

Geralmente em condições normais uma placa de vídeo pode durar por muitos anos sem apresentar nenhum sinal de problema.

A causa mais comum é o cooler da placa de vídeo falhar por conta de desgaste mecânico, por exemplo. Mas os fabricantes não garantem nenhuma estimativa oficial de validade do produto, apenas a garantia que é exigida por lei.

Alguns fabricantes ainda oferecem de três, até cinco anos de garantia, o que proporciona um bom indicativo de uma peça genuinamente de boa qualidade.  

Ainda assim, existem relatos de computadores que estão em pleno funcionamento há mais de uma década sem apresentar nenhum inconveniente.

 

Calor

 

Um dos motivos que contribui decisivamente para reduzir a vida útil da placa de vídeo é o calor.

Temperaturas altas agem nos componentes e circuitos integrados de uma estrutura microscópica de componentes, quando uma placa é exposta ao calor excessivo por muito tempo, acontece uma atividade física de dilatação e contração.

Tal fato pode apresentar alguns problemas na placa de vídeo, dando origem a pequenas deformações físicas.

Dependendo da situação, vale lembrar que é possível por conta da temperatura, apresentar outros defeitos que podem ser resolvidos com troca de componentes e recondicionamento.

 

Overclock 

 

Muitos usuários fazem overclock nas placas de vídeo para aumentar o desempenho e obter um gráfico melhor. Com isso o processamento da placa pode ultrapassar a sua capacidade. Reduzindo em muito a vida útil da GPU.

 

Portanto tenha consciência que fazer overclock não é saudável para a placa de vídeo, faça por sua conta e risco.

 

Eletromigração

 

Este é outro fenômeno eletrônico que pode dar defeitos com um desgaste progressivo dos caminhos elétricos, que é por onde a energia trafega pelos circuitos da GPU. 

Embora seja inevitável em qualquer equipamento elétrico, essa ação tende a ser lenta, porém pode acelerar se a placa utilizar algum recurso de aumento de voltagem, como já citamos acima, o overclock.

 

Prevenção de problemas e vida útil prolongada

Placa de vídeo 

A grande causa dos problemas de hardware de uma placa de vídeo têm origem direta no estresse causado a partir do calor excessivo. 

Uma solução é utilizar um gabinete coerente com o seu hardware, que tenha um bom fluxo de ventilação e também coolers instalados nele para resfriamento geral interno. Portanto, a melhor forma para poupar a vida útil da placa de vídeo é evitar a exposição às altas temperaturas para que não provoquem danos ao longo do tempo.

Isso não significa que você está proibido de rodar um game mais pesado ou mesmo de fazer overclock. Mas vale a pena ter essa noção e um olhar crítico a respeito do uso da placa de vídeo, outro ponto importante é estar atento às especificações do manual e os limites físicos definidos pela fabricante. 

Para monitorar o comportamento da sua placa de vídeo, procure utilizar ferramentas específicas para tal tarefa, como o clássico GPU-Z ou o MSI Afterburner que conta com um visual moderno e é bastante eficiente.

Para finalizar, realize limpezas sazonais com profissionais qualificados, e também aproveite para trocar de pasta térmica também. 

A dica de ouro aqui é: evite ao máximo ficar manipulando as peças do seu computador desnecessariamente, pois uma das causas dos problemas em geral é a falta de conhecimento do usuário em tentar resolver os problemas sozinho. 

Mas pode ficar tranquilo, a Supertec Informática está a sua disposição para solucionar os eventuais defeitos da sua placa de vídeo e também do seu computador.